Star Wars – Diferença entre Legends e Cânone

Você que é um fã de Star Wars e alguma vez já pesquisou um assunto que lhe interessou além dos filmes? Ou talvez tenha se deparado com algum desses termos: Star Wars Legends ou Cânone. Bem, sabe qual a diferença entre eles?

Logo após o lançamento do primeiro filme da saga, a Marvel lançou uma série de quadrinhos contando a história de Star Wars , isso até a 6ª edição e então, a partir da 7ª o HQ, o estúdio começou a expandir a história para além do que era mostrado no longa. Essa é a explicação para o surgimento do Universo Expandido de Star Wars

O universo expandido cresceu junto a saga dos filmes, resultando em uma coletânea de dezenas de obras, que acompanha a história principal ou mostra narrativas secundárias, mas não menos interessantes.

Entretanto, nem tudo é um mar de flores, já que a produção desenfreada de conteúdo para o universo expandido começou a ficar desordenada, surgirando assim algumas obras que causavam inconsistências na linha temporal da saga.

A situação começou a se resolver em 2014, quando a Disney comprou a Lukasfilm e foi anunciado que todo o conteúdo do universo expandido até então seria desconsiderado como válido para os novos filmes. Desse modo surgiu o Legends, enquanto tudo o que permaneceu válido pela Disney é tratado como Cânone.

Mas calma, anos de trabalho não foram simplesmente jogados fora, já que o nome Legends (lendas em inglês) não é uma coincidência. Tudo que há no Legends tem a possibilidade de ser canonizado caso um dia isso seja confirmado, como se fosse um arquivo de possibilidades. Um exemplo dessa transição é do personagem Lorde Sith Darth Revan, famoso entre os fãs do universo expandido, que foi canonizado ao ser citado no Visual Dictionary, que acompanha o filme IX: Rise of Skywalker.

Darth Revan volta ao cânone, para a alegria de muitos, incluindo este que vós escreve

Para aqueles que têm vontade de conhecer mais sobre essa gigantesca galáxia muito distante, o Legends não deixa nada a desejar e como são lendas, você mesmo pode pensar no que é e quanto é verdadeiro.