Filme | Libertem Angela Davis

Neste documentário dirigido por Shola Lynch, que estreou em 2014 no Brasil, Libertem Angela Davis fala sobre a vida da mulher que foi professora, filósofa socialista estadunidense e militante pelos direitos das mulheres e contra a discriminação racial nos Estados Unidos.

Angela Yvonne Davis se tornou notória mundialmente em 1970, se tornando a terceira mulher que já ingressou na lista dos 10 Mais procurados do FBI, sendo acusada de conspiração, sequestro e homicídio devido a uma suposta ligação com uma tentativa de fuga do Palácio de Justiça, em São Francisco.

O evento ocasionou na fuga de Angela, que desapareceu por dois meses e protagonizou uma das maiores caçadas humanas da época, sendo por fim presa em Nova York, em outubro do mesmo ano. O julgamento seguiu por dezoito meses, recebendo atenção de todo o país e acendendo várias discussões sobre a condição negra na sociedade estadunidense.

Eisa Davis, sobrinha de Angela interpreta a tia no filme

Angela Davis é uma importante figura na luta feminista e racial tanto nos Estados Unidos quanto mundialmente, levando em conta a época em que começou a se destacar, em que seus feitos foram uma grande vitória para os movimentos que representa.